Como escolher a cor certa para a sua marca ?

Como escolher a cor certa para a sua marca ?

Ao criar uma empresa é importante dedicar algum tempo para descobrir como escolher a cor certa para a sua marca. A paleta de cores que você escolher vai ter um papel muito importante em diversos recursos de marketing, desde a construção do site, até o design do logotipo, produtos, redes sociais e muito mais.

Outro cuidado importante é utilizar as cores da marca de forma consistente em todas as plataformas. Isso facilita para que a sua empresa seja lembrada e reconhecida mais facilmente pelo público

Em geral são utilizadas cinco cores para uma marca, mas algumas empresas utilizam apenas uma cor principal com o fundo branco ou preto. Abaixo separamos algumas dicas para te ajudar a escolher a cor certa para a sua marca, confira:

Composição das Cores da Marca

Em geral, a paleta de cores para uma marca é classificada da seguinte forma:

Cor Principal

Essa é a cor de destaque no logotipo.

Cor Secundária

Essa cor pode ter um destaque menor no logotipo e também pode estar presente em alguns detalhes no site da empresa, como: bordas, textos, links, etc.

Cor Terciária

Essa é uma cor opcional. Algumas marcas gostam de ter vários tons de cores para utilizar nos detalhes. É para ser utilizada com moderação, para dar uma vida extra nas suas páginas.

Cor Escura

É a sua cor principal de texto. Geralmente é utilizado o preto ou cinza escuro, mas também pode ser azul, marrom, etc.

Cor Clara

Normalmente é a cor utilizada no plano de fundo do site ou em seções sombreadas quando você rola uma página, por exemplo. Em geral é utilizado o branco, ou um tom neutro de cinza ou castanho.

Como escolher as cores da marca

Existem duas abordagens possíveis de serem adotadas ao escolher as cores para sua marca:

Use sua Intuição

Se você é uma pessoa intuitiva, que trabalha bem com a mente livre, pode ser interessante utilizar a sua intuição para escolher as cores da sua marca. Uma boa dica pode ser dar uma olhada na sua própria casa, por exemplo. Que cores aparecem mais repetidamente na sua decoração? Ou até mesmo no seu guarda-roupa?

Pesquisa Tendências

Outra abordagem que funciona bem é buscar ideias pesquisando as tendências do momento. Observe as cores utilizadas por marcas e lojas que você gosta. Também pode ajudar ir visitar um shopping para ver quais cores as lojas estão usando ou ir até uma loja de decoração e conferir as amostras de tinta e catálogos.

E claro, a boa e velha internet sempre traz ótimas opções! Basta pesquisar por “tendências de cores”, “esquemas de cores” ou “paletas de cores” no Pinterest ou no Google. Também vale conferir as cores utilizadas pelos seus concorrentes, você pode querer algo parecido ou totalmente o contrário.

Ou combine as duas abordagens

Essa opção costuma funcionar muito bem também. Você pode começar escolhendo as cores pela intuição e depois utilizar as pesquisas para fazer combinações e até mesmo afunilar a sua lista, caso ela seja muito longa.

E quando tiver tudo definido, antes de bater o martelo lembre-se de fazer alguns testes para ter certeza!

Gostou dessas dicas? Aproveite para nos seguir nas redes sociais.

Sem Comentários

Escrever comentário